quarta-feira, 15 de abril de 2009

Já sabe o que são BPF?

Os alimentos sao elementos promotores de saúde. Entretanto se produzido, manipulado ou servidos inadequadamente, poderão ao contrário, produzir doenças. A obtenção de um alimento seguro implica na adoção de cuidados higienicos-sanitários em todas as etapas da cadeia alimentar, desde a produção primária até o consumo.

As Boas Práticas de Fabricação são normas e procedimentos técnico-sanitárias que garantem a produção de alimentos seguros. Nos estabelecimentos comerciais ou industriais de alimenos as boas práticas devem ser aplicadas a todo o fluxo de produção alimentar, desde a aquisição da matéria-prima até o consumo.

Cabe ao estabelecimento alimentício adotar um programa de qualidade com o objetivo de produzir, comercializar e servir alimentos seguros. Este programa deve basear-se nas normas legais e ser implantado e monitorado por um responsável pela atividade, que deverá ser um profissional com formação na área de alimentos. No caso de EPP ou ME, a responsabilidade técnica poderá estar a cargo do proprietário ou de pessoa por ele designada, devidamente capacitadas por cursos específicos para a área.

Texto retirado da apostila: Alimentos Seguros - Orientações Técnicas da Prefeitura do Município de São Paulo - Secretaria Municipal da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário