segunda-feira, 27 de abril de 2009

Boas Práticas em Supermercados


Como as Boas Práticas se aplicam aos supermercados?

As Boas Práticas de Fabricação se aplicam à todo o estabelecimento nos critérios de recebimento, armazenamento, limpeza, higienização e controle de validade dos produtos nas gôndolas, mas especialmente às áreas de maior manipulação de alimentos, como a panificadora, confeitaria, o açougue e a salsicharia.
  • Panificadora / Confeitaria – envolve descrição da lavagem e a anti-sepsia das mãos antes de manusear alimentos preparados, acondicionamento e identificação de todos os alimentos, controle de validade, uso da temperatura dos fornos e geladeiras, uso de óleos.
  • Açougue / Salsicharia - envolve descrição da lavagem e a anti-sepsia das mãos antes de manusear alimentos, controle de temperatura das salas de preparo, câmaras e antecâmaras, embalagens de produtos fracionados e fatiados, temperatura e controle de armazenamento.
De forma geral, os itens explorados na implementação das Boas Práticas em supermercados são:
• Sistema de abastecimento de água;
• Controle de Pragas;
• Manejo de resíduos/ lixo;
• Higiene e Saúde dos Manipuladores;
• Seleção de fornecedores;
• Condições de armazenamento;
• Condições de recebimento;
• Armazenamento e transporte;
• Exposição dos alimentos ao consumidor final.

Qual a legislação aplicável para supermercados?
RESOLUÇÃO-RDC N° 216, do Ministério da Saúde, federal - 15 de setembro de 2004 – Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que se aplica aos serviços de alimentação que realizam algumas das seguintes atividades: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo, tais como cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres.
PORTARIA CVS-6/99, do Ministério da Saúde, estadual de São Paulo - 10 de março de 1999 - Regulamento Técnico sobre os parâmetros e critérios para o controle higiênico-sanitário em estabelecimentos de alimentos.

Por que a Vigilância Sanitária exige Manual de Boas Práticas?
A Vigilância Sanitária exige Manual de Boas Práticas porque é uma forma de sistematizar e documentar todos os procedimentos da empresa, ou seja, é a descrição de toda estrutura física e organizacional da empresa e contém todos os procedimentos relacionados às atividades exigidas por legislação.
Algumas destas atividades são Controle de Pragas, Limpeza e Sanitização, Treinamento e Saúde dos Colaboradores, Manutenção Preventiva dos Equipamentos, Potabilidade de água, Controle de Tempo e Temperatura.
Além dos procedimentos, há também os registros, os quais servem como evidências de que as atividades mais importantes foram realmente realizadas e efetivas. É uma forma dos gestores monitorarem as atividades dos manipuladores e supervisores das áreas de alimentos.
O manual de BPF pode ser composto da seguinte forma:
1- Descrição do escopo da empresa, estrutura física e organizacional e principais atividades;
2- Procedimentos Operacionais Padronizados ou POP – descrição em linguagem clara e precisa das atividades exigidas na Resolução RDC 216 e outras atividades importantes para organização;
3- Instruções de Trabalho – instruções rápidas e de fácil entendimento para os manipuladores sobre atividades rotineiras, como desmonte e limpeza de alguma máquina, funcionamento e uso de determinado equipamento;
4- Registros - formulários a serem preenchidos pelos manipuladores ou supervisores da área de alimentos que evidenciam que o trabalho foi realizado.

Como o Programa "5 S ou 5 Sensos" está relacionado com BPF?
O Programa 5S é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo e é a base para implementação das Boas Práticas. Pode ser implementado inicialmente ou concomitantemente ao Sistema de BPF.
Muitos dizem que praticar o 5S é muito simples e são apenas "bons hábitos". Apesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, a sua implantação efetiva constitui em mudança de atitudes e hábitos. A dificuldade de quebrar barreiras e hábitos antigos constitui um aspecto crítico da implantação, pois todos colaboradores devem se preparar para mudanças e melhorias na organização e estar dispostos à incorporação de novas rotinas e nova forma de trabalhar. Portanto, a implantação do Programa "5S" precisa ser de forma sistemática e bem planejada, para melhor garantir a real mudança dos hábitos diários.

Fonte: foodsolutions

50 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola... Vcs tem um modelo especifico para elaborar MBPF em supermercados, to preciso de um para elaborar um... se puder me mandar ficarei grata.. Muriel (CRN9-10028)
    murielnutri@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite! você recebeu algum modelo, SE RECEBEU ME ENVIA, POR FAVOR, ESTOU PRECISANDO TAMBÉM. DESDE JÁ OBRIGADA.

      Excluir
  3. OLa.. vcs tem um modelo especifico para elaborar MBPF em supermercado, preciso urgente!! e puder mandar ficarei grata.
    lorenzon@centraldecompras.com.br

    ResponderExcluir
  4. qual o modelo para segurança e qualidade na cadeia produtiva de alimentos para supermercado.
    lorenzon@centraldecompras.com.br

    ResponderExcluir
  5. olá ..estou precisando de um modelo de manual de BPF em supermercados se tiver como voçes me passarem ficarei agradecida.
    amandynhacvo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. olá ..estou precisando de um modelo de manual de BPF em supermercados em especifico açougue. su.amore.bruno@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá...estou precisando de um modelo de BPF em supermercados se um de vcs tiver como me passar ficarei muito grata.
    compraslinke@homail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi...estou precisando de um modelo de BPF em supermercados se voces tiverem como me passar ficarei muito agradecida.
    kel_rsantos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. ola
    estava prescisando de um manual de boas praticas e pops para padaria,sabe onde consigo
    obrigado
    marinnacarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Preciso de um Manual de BPF para Supermercados. Vcs poderiam ceder gentimente?
    Obrigado
    pcvet26@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Estou precisando de fazer, um manual para panificação, confeitaria e açougue para supermercado!
    Poderia me ajudar?
    Grata!
    allynyhonorato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!Estou precisando elaborar um manual de BPF para supermercados!Tem como vcs me ajudarem com esses material?aguardo Joys
    joys.superutil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Estou precisando urgente fazer um manual de BPF para supermecados,teria como vocês me mandarem um modelo,grata! nathy_popis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá estou precisando com urgencia um cronograma de manual de BPF para açougue, por gentileza tem como me passar um modelo, grata
    jugarcia1985@gmail.com
    Juliana

    ResponderExcluir
  15. Por favor gostaria de ver um modelo de MBPF
    em supermercado, por favor me enviem no meu e-mail
    tathinha@hotmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  16. Olha aí, minha gente!
    Manual de boas práticas não tem modelo. Cada estabelecimento tem uma reallidade diferente e o manual deve ser adequado a cada procedimento. Não adianta pensar em alguma coisa padronizada.
    O negócio é deixar de preguiça, seguir as orientações da legislação pertinente e escrever o manual do seu estabelecimento por conta prórpia. Se você não sabe nem fazer isso, abandone seu emprego!!!

    ResponderExcluir
  17. Concordo com a última postagem! Manual é que nem diário, cada um tem o seu!

    ResponderExcluir
  18. De fato o manual deve ser deficido por cada um mas é correto que utilizando-se da Resolução RDC 216 e identificando as exigências da vigilância sanitária terá uma regularidade no desemprenho dos profissionais de sua empresa, o que lhe dará normas definidas e procedimentos a serem seguidos por sua equipe e pelos profissionais que venham a integrar o seu quadro. Os procedimentos operacionais padrão ou POP tanto para açougue, padaria, frios e laticíneos, recebimento, tesouraria, frente de caixa, armazenagem e demais áreas da empresa são foco do negócio e uma vez estabelecido facilitará o trabalho além de em alguns casos deixá-lo livre de multas indevidas. Caso queiram trocar mais uma idéia a respeito estou aberto a contatos via rtcantalice@gmail.com Abraço Rafael Cantalice - Consultor especialista em varejo RTC CONSULTORIA

    ResponderExcluir
  19. Alguem conseguiu o MBP para supemercado estou precisando de um exemplo

    ResponderExcluir
  20. sou técnica em nutrição e dietetica, e os procedimentos e regulamentos da anvisa são fichinha para mim, é facil, o MBF é quase sempre igual para todos os setores de alimentos, a unica coisa a se prestar atenção é nos diferentes tipos de equipamentos que necessitam de cuidados diferentes ex:padaria de frigorifico.
    De resto é so seguir a RDC 216, efetuar todos os topicos exigidos nela, e é bom tambem estudar a CVS-6, de resto a RDC 216 da conta sozinha.

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente que devem estudar as normas/resolucoes/leis pertinentes a area, e dai adequar o MBP. Nada vem pronto. Quem trabalha na area de alimentos (RT) deveria, por conta da escolha da profissao, gostar muito desta parte e ser responsavel e dedicado suficiente em fazer o MBP.

    ResponderExcluir
  22. Olá, preciso muito de um modelo de BPF em SUPERMERCADOS e LATICÍNIOS, se alguém puder me ajudar ficarei muito grato, obrigado!
    joao_umbelino86@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, será que vc poderia me enviar este roteiro? estou precisando muito . muito obrigada
      aclreisvet@gmail.com

      Excluir
    2. Olá Denise tem como vc mi enviar? to precisando muito deste roteiro... muito obrigada keuzinha_kk@hotmail.com

      Excluir
    3. envie pra mim esse modelo se tiver como denise, des de ja agradeço.
      o email é Marli_nlar@hotmail.com.

      Excluir
  24. Olá, também preciso de um modelo de MBP em supermercados, se puderem me enviar: operacao@barbosasm.com.br

    ResponderExcluir
  25. Poderia me enviar um modelo de MBPF para Supermercados? reisecunha@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Poderia me passar um modelo MBP para mercearia, preciso com urgencia, grata

    ResponderExcluir
  27. Poderia me passar um mod.MBP p.mercearia, preciso com urgencia, grata
    lemos.deise@uol.com.br

    ResponderExcluir
  28. OLA PRECISO POR GENTILEZA DE UM MANUAL DE BOAS PRATICAS EM SUPERMERCADOS PARA UTILIZAR COMO REFERENCIA PARA EU ELABORAS UM MANUAL.
    OBRIGADO

    kassianantes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. alguém pode me fornecer o manual de bpf para supermercado para utilizar de modelo, as realidades são diferentes, mas a base é a mesma. Grata.

    elainersramos@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. alguém pode me fornecer o manual de bpf para supermercado para utilizar de modelo.

    luan_cido@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá por favor estou precisando de um modelo para supermercado pop.
    deboraguiler@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. favor me mandar um modelo de implantação para supermercado de pequeno porte helio230@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Por favor, preciso de um modelo de Boas Praticas Operacionais - Alimentos para Mercadinho. Não trabalho com açougue, frios e laticínios, exceto iogurte e margarina.
    Meu e-mail para contato é lucianaprincep@gmail.com

    Aguardo um retorno.

    Muito obrigada,

    Luciana

    ResponderExcluir
  34. Por favor se alguem tiver um manual de boas praticas para mercearia e açougue, ou mesmo um roteiro de como fazer, favor me enviar. vitor1705@hotmail.com
    Grato

    ResponderExcluir
  35. Oh pessoal...se não sabe fazer, pague para um nutricionista fazer para vc. Garanto que ficará certinho. Valorize a profissão!

    ResponderExcluir
  36. Todos vcs que solicitaram, se me pagar para fazer eu faço. Sou nutricionista.

    ResponderExcluir
  37. Todos vcs que solicitaram, se me pagar para fazer eu faço. Sou nutricionista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei de sua objetividade e profissionalismo. é isso mesmo, 'pague que eu faço'. É ASSIM MESMO!!!! supermercado ADORA ganhar de graça, e na hora de pagar nossas contas, desaparece... abraço.

      Excluir
  38. Ola. Gostaria muito de uma dica, exemplo de como posso fazer um manul de boas praticas para mini mercadinho de bairro.Estou perdida. Praticamente tudo que temos é embalado e devidamente descrito nas embalagens dos fabricantes, A unica coisa q vendemos a granel, é linguiça e salsicha que fica bem visível para o cliente ver a embalagem do produtos com data de validade.

    Se puder me ajudar, por gentileza.
    meu whats 11 973885119
    email: Selma_mrklima@yahoo.com.br


    Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Olá...estou precisando de um modelo de Manual de Boas Práticas em supermercados, se um de vcs tiver como me passar ficarei muito grata.
    francieli_demski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá, estou precisando de um modelo de POP que pode ser utilizado por um supermercado, se alguém tiver e puder me passar ficarei agradecida.
    kelly.kop@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá eu tenho uma pequena agroindustria de embutidos onde trabalha meu, esposo, cunhada e eu tambem preciso de um manual de boas pratica ?já fiz um curso gostaria de estar recebendo modelo

    ResponderExcluir
  42. OLa boa tarde. Eu estou precisando de um modelo de BOas Praticas em supermercado, se vc tiver eu agradeço vetbridi10@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. MGA launches in-person poker room at Mohegan Sun Pocono
    (WTNH) -- Casino 아산 출장마사지 Gaming & Entertainment (CGA) has launched 김천 출장샵 the 부천 출장마사지 Mohegan Sun Pocono Poker 삼척 출장안마 Room at 전라북도 출장안마 Mohegan Sun in partnership with FOX Bet.

    ResponderExcluir