segunda-feira, 13 de abril de 2009

Escherichia coli - Caso Jack in the box


Escherichia coli O157:H7 foi isolada pela primeira vez em 1975 na Califórnia. O microrganismo foi reconhecido como causador de doenças em humanos em 1982 quando foi associado à dois surtos de colite hemorrágica nos estados de Oregon e Michigan. Ambos os surtos foram relacionados epidemiologicamente à ingestão de hamburguer contaminado em uma cadeia de "fast-food".
A partir deste momento, vários surtos de Escherichia coli O157:H7 foram registrados nos Estados Unidos, Canadá e Grã-Betãnha. Com o aumento da inspeção para Escherichia coli O157:H7, diversas infecções tem sido reconhecidas em todas partes do mundo, como por exemplo no México, China, Argentina e Bélgica.
Em janeiro de 1993, no estado de Washington, ocorreu um incidente fatal, envolvendo a contaminação de hamburguer por Escherichia coli O157:H7 em uma cadeia de restaurantes chamada "Jack In The Box". Várias crianças adoeceram e duas faleceram. O surto foi relacionado à ingestão de hamburguer mal-cozido.
Diversos alimentos de origem animal, principalmente produtos derivados de carne bovina, tem sido considerados veículos de transmissão de Escherichia coli O157:H7. Pesquisas revelaram a presença do microrganismo em 2 a 4 % em carne moída, 1,5 % em carne de aves, 1,5 % em carne de porco, e 2 % em cordeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário